10 de outubro de 2010

MUSEU DO PÃO

Ontem um seguidor meu no twitter, estudante e arquitetura, me mandou umas fotos bacanas do museu do pão em Ilopóplis, RS. Achei bacana e vou mostrar para vocês!




Até há pouco tempo o roteiro turístico gaúcho se restringia à região da serra, às missões e ao Itaimbézinho. Não mais. A partir de Fevereiro de 2008 passou a existir uma interessante alternativa, uma nova rota turística e cultural chamada de Caminho dos Moinhos.

 


 O edifício que abriga o Museu do Pão e a Escola de Panificação, é fruto de um projeto respeitoso, correto e integrador, sem deixar de ter caráter próprio e identidade formal. Não há nessa obra qualquer sentimentalismo barato, nenhuma tentativa de criar um filhote do moinho ou parecer “colonial”. Se trata de arquitetura moderna da melhor estirpe, realizada com materiais e técnicas correntes. Um raro exemplo em que a personalidade do arquiteto desaparece por trás da obra, que é o que realmente importa.





O premiado Museu do Pão, em Ilópolis, é obra do escritório Brasil Arquitetura, sediado em São Paulo e formado em 1979 pelos arquitetos Francisco Fanucci, Marcelo Ferraz e Marcelo Suzuki, graduandos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP 
 
 



É reconfortante encontrar neste estado um programa cultural de tal relevância, concretizado com o auxílio de arquitetura de tal qualidade. É, nos dois âmbitos, a melhor coisa acontecida no RS em muitas décadas.


 




Obrigada a @giordanod pela dica de postagem!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário