Linda, Paulistana de nascimento e gaúcha de criação. Formada em direito pela PUC-RS e Mestre em International Law pela Boston University, MA. Se interessou por moda ao morar em Nova Iorque, quando trabalhou como buyer de highend jeans para algumas lojas no Brasil. Criou a marca de acessórios St.Lyla e assinou por 3 deliciosos anos a coluna Luxinho, na revista TPM. É casada com Eduardo, e é mãe de Fernando, Felipe e Maurício.
Lica Melzer é minha entrevistada desse mês!
Usando chapeu que leva sua marca St.Lyla
A&M - Como começou a sua história no mundo da moda?
LICA - Morando em NY, fui convidada por uma amiga carioca p/ ser a buyer de jeans high end p/sua loja e de mais alguns estados brasileiros. Era uma época em que marcas como Diesel, Seven for all man kind, citizens of humanity , etc não existiam no Brasil.
A&M - Como é seu trabalho hoje com a moda?
LICA - É mais no “back stage”. Terminei há pouco tempo meu contrato com a revista TPM, de quase quatro anos, em que assinava a coluna Luxinho - q falava de estilo, comportamento, aberrações que viram febre, etc. Hoje, continuo com o blog do mesmo nome, participo de alguns programas de entrevistas sobre moda em TV e mídia impressa, dou consultoria pessoal e no twitter.
A&M - O que a moda agrega na hora de decorar sua casa?
LICA - Acredito que a bagagem sobre moda e experiência sobre o tema dêem mais segurança na hora de inovar e decorar também a casa. A consciência sobre seu estilo de ser, portar e vestir deixa você mais livre e segura para “apitar” no resto.
A&M - O estilo da sua casa tem haver com o seu estilo?
LICA - Completamente!
A&M - O que é importante na hora de contratar um arquiteto para decorar sua casa?
LICA - Afinidade com o estilo do arquiteto, admiração pelo seu trabalho, e uma boa estrutura de apoio no escritório - para que tudo seja feito no prazo correto e da maneira desejada. Quesito fundamental para um final feliz na casa nova.
A&M - Voce poderia citar um local da sua casa que você mais se identifica e porque?
LICA - Adoro minha mesa bar – acho chique, suave e despojada ao mesmo tempo.
A&M - Realmente, muito chique e cheia de estilo, adorei!
A&M - O que mais lhe atrai no mundo da moda?
LICA - O poder de renovação a cada estação, a tradução do estado de espírito de quem cria e usa, mas principalmente o que a moda revela da personalidade de cada um.
A&M - Como surgiu a Grife St.Lyla?
LICA - A grife St. Lyla surgiu numa conversa entre amigas, em viagem ao verão europeu. Percebemos a carência de itens bacanas e descolados p/ compor a moda-praia tupiniquim. O chapéu foi a grande inspiração para a criação e desenvolvimento da marca. Queríamos criar algo não só utilitário, mas que tivesse bossa e muito charme.
A&M - O que você acha que está faltando na moda brasileira?
LICA - No momento, acho que a moda brasileira está bem abastecida de criatividade. O que falta, muitas vezes, é a qualidade nos produtos.
A&M - Como avalia de um modo geral o trabalho dos novos estilistas?
LICA - Acho muito bacana e importante o trabalho dos novos estilistas. É a renovação, o sangue novo e necessário para a “oxigenação” e mudança dos ciclos. Dentre tantos, sempre existirá “aquele” com um olho mais apurado e criação divina que muda o rumo de tudo, traz nova linguagem ao antigo e enxerga o que será tendência logo a frente.
A&M - Quais as diferenças entre moda e estilo?
LICA- São coisas completamente diferentes:
MODA é efêmera e impessoal. É a impressão de uma tendência. Embora inicialmente feita para todos, dependendo, nem todas podem usar – por justamente “esbarrar” no estilo e tipo físico de cada um.
ESTILO é para sempre, e muito pessoal. Ou se tem, ou não se tem. Independe de moda. É uma maneira de ser. É comportamental. A moda atual pode ou não fazer parte do guarda-roupa de quem possui determinado estilo. Quem possui estilo dificilmente se torna uma fashion-victim.
A&M - Na sua trajetória quais suas referências de moda?
LICA - Gosto da “moda limpa”, clássica. A partir do básico, fica fácil inserir detalhes coloridos, “pitadas” da moda atual sem comprometer seu estilo ou ter que jogar a roupa fora na estação seguinte. Ralph Lauren (Blue label), é incrivelmente chic e clássico com seus jeans, camurças, camisas brancas – rendadas ou não -, calças de montaria e botas. Aläia simboliza o atual, glamoroso e moderno. Balmain vem com um estilo sem precedentes.
A&M - Ser chique é saber vestir-se bem combinando roupas e acessórios?
LICA - Saber combinar com certeza faz parte. Porém, mais do que isso, acredito que ser chique é ter estilo próprio, saber dizer “não” para determinados modismos.
A&M - O que é ser brega?
LICA - É ser sem noção!
A&M - Uma mensagem para os apaixonados por moda que nem você.
LICA - Encontrar seu estilo próprio, procurar entender suas proporções (consciência física e corporal), aprender saber o que lhe favorece, e não se atirar em modismos. Aprecie a moda, com moderação.
A&M - Obrigada por ceder esta entrevista ao blog Arquitetura e Moda. Gostei muito! Admiro muito você pela profissional que é e pela mulher linda, talentosa e estilosa!!! SUCESSO SEMPRE!!
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